Quais são as principais razões da Evasão Escolar?
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Garbin
Maíra M. P. L. Solarevicz
NRE - Combate à Evasão
7 participantes
Fórum Permanente de Combate à Evasão Escolar :: Debate sobre a Evasão Escolar :: Perguntas e Respostas sobre a Evasão Escolar
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Combate à Evasão em 2012 !!!
Vamos dar continuidade a esse instrumento de discussão que tem colaborado para o combate a evasão. No ano de 2011 tivemos muitas participações, agradecemos aos alunos, professores e agentes educacionais que colaboraram com sua opinião. Aguardamos mais participações para 2012.
Maíra M. P. L. Solarevicz- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52
Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?
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Vejo
como uma das principais razões da Evasão Escolar é a falta de
comprometimento da Família com a Escola/Educação, onde não se
dando o verdadeiro valor que é merecido a Escola, mas não é só a
Família que não tem comprometimento, mas sim muitos profissionais
da Educação não se comprometem com a Educação, ainda há a
questão financeira, onde muitos alunos tem que ajudar no orçamento
da casa fazendo com que a Escola fique em segundo plano, também tem
a criminalidade que ilude muitas crianças e adolescentes, levando
elas para uma caminho dito “mais fácil” uso e venda de drogas,
roubos, seqüestros, etc.
Jackson
Leonardo Richard – Agente Educacional II
PróFuncionário
– Multimeios Didáticos
Vejo
como uma das principais razões da Evasão Escolar é a falta de
comprometimento da Família com a Escola/Educação, onde não se
dando o verdadeiro valor que é merecido a Escola, mas não é só a
Família que não tem comprometimento, mas sim muitos profissionais
da Educação não se comprometem com a Educação, ainda há a
questão financeira, onde muitos alunos tem que ajudar no orçamento
da casa fazendo com que a Escola fique em segundo plano, também tem
a criminalidade que ilude muitas crianças e adolescentes, levando
elas para uma caminho dito “mais fácil” uso e venda de drogas,
roubos, seqüestros, etc.
Jackson
Leonardo Richard – Agente Educacional II
PróFuncionário
– Multimeios Didáticos
Jackson- Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/08/2011
Evasão escolar
Se a
educação fosse considerada importante com certeza não teríamos tanta evasão,
pois quando algo é valorizado é colocado em entre as coisas essenciais, e isso não acontece
em relação a educação, pois muitas famílias só mantém seus filhos na escola por serem
obrigados, ou então quando um filho quer desistir deixa-se que ele tome a
decisão.
Se a
criança sentir desde pequena que os pais dão valor a educação, incentivam e com o exemplo mostram que estudar é importante e
necessário ele vai valorizar e não vai desistir.
Agente Educacional II Aluna do Pró Funcionário
educação fosse considerada importante com certeza não teríamos tanta evasão,
pois quando algo é valorizado é colocado em entre as coisas essenciais, e isso não acontece
em relação a educação, pois muitas famílias só mantém seus filhos na escola por serem
obrigados, ou então quando um filho quer desistir deixa-se que ele tome a
decisão.
Se a
criança sentir desde pequena que os pais dão valor a educação, incentivam e com o exemplo mostram que estudar é importante e
necessário ele vai valorizar e não vai desistir.
Marcia Fersch
Agente Educacional II Aluna do Pró Funcionário
Marcia- Convidado
Evasão Escolar
O desafio em combater a Evasão Escolar é um trabalho de todas as pessoas, pois diversos são os fatores que fazem os números de educandos (as) evadidos aumentarem. O diálogo entre a família e a escola é um canal importante nesta luta, considero este um ponto fundamental para esta questão uma vez que a responsabilidade pela educação é de toda a sociedade e não apenas da escola. [justify]
Isabel H. dos Santos
Agente Educacional II
Aluna do PróFuncionário:
Multimeios Didáticos
Isabel H. dos Santos
Agente Educacional II
Aluna do PróFuncionário:
Multimeios Didáticos
Isabel- Convidado
Evasão Escolar - Turma do ProFuncionário de Multimeios
A Evasão Escolar não é um problema atual, este vem de muitos anos castigando nossa sociedade, porém não vejo a Evasão Escolar como um problema ligado somente aos profissionais da educação. Penso que todos temos que unir forças para lutar contra a Evasão. Unir forças com políticos, com o governo, com a sociedade, com os professores, com os agentes educacionais, com os pais e com a comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino.
Penso que no mundo globalizado atual todos os profissionais que estão ligados a educação, possuem inúmeros inimigos, pois atualmente para se conseguir a atenção dos alunos, nós como profissionais da educação temos que buscar meios para que isto ocorra. Pensemos como estão os pensamentos de nossos alunos de hoje devido ao grande repasse de informações vinculadas através da televisão, da rádio e principalmente através da internet. Como podemos nós educadores querer estimular o aluno hoje globalizado a assistir aulas com as mesmas técnicas tradicionais que eram ministradas a mais de um século atrás. Penso que estamos melhorando e devemos inovar, ou seja, planejar as aulas sempre que possível, buscando unir o texto teórico com a prática e para isso atualmente temos a tecnologia para nos auxiliar e toda uma sociedade para buscarmos auxilio. Penso que este pode ser o primeiro passo para diminuírmos a Evasão Escolar.
Jackson D. Graefling - ProFuncionário - Multimeios Didáticos.
Penso que no mundo globalizado atual todos os profissionais que estão ligados a educação, possuem inúmeros inimigos, pois atualmente para se conseguir a atenção dos alunos, nós como profissionais da educação temos que buscar meios para que isto ocorra. Pensemos como estão os pensamentos de nossos alunos de hoje devido ao grande repasse de informações vinculadas através da televisão, da rádio e principalmente através da internet. Como podemos nós educadores querer estimular o aluno hoje globalizado a assistir aulas com as mesmas técnicas tradicionais que eram ministradas a mais de um século atrás. Penso que estamos melhorando e devemos inovar, ou seja, planejar as aulas sempre que possível, buscando unir o texto teórico com a prática e para isso atualmente temos a tecnologia para nos auxiliar e toda uma sociedade para buscarmos auxilio. Penso que este pode ser o primeiro passo para diminuírmos a Evasão Escolar.
Jackson D. Graefling - ProFuncionário - Multimeios Didáticos.
Jackson- Convidado
Estudar ou trabalhar?
O Programa Jovem Aprendiz cumpre o importante papel de fazer o nexo entre Educação e Trabalho (ENGEL, Superintendente executiva do Instituto Unibanco dá dicas importantes para o aluno aproveitar bem as duas coisas sem ter que abandonar um deles:
* Durma bem. Descansar durante a noite é essencial para a aprendizagem e também para um bom desempenho no trabalho.
*Trabalhe no máximo 6 horas por dia. Não adianta chegar à escola morrendo de sono e dormir na escola na frente do professor.
*Evite estudar à noite. Durante o dia, temos mais energia e mais concentração também. (Na Escola, um guia de sobrevivência para o Ensino Médio, 17/08/10, p.12)
* Durma bem. Descansar durante a noite é essencial para a aprendizagem e também para um bom desempenho no trabalho.
*Trabalhe no máximo 6 horas por dia. Não adianta chegar à escola morrendo de sono e dormir na escola na frente do professor.
*Evite estudar à noite. Durante o dia, temos mais energia e mais concentração também. (Na Escola, um guia de sobrevivência para o Ensino Médio, 17/08/10, p.12)
Maíra M. P. L. Solarevicz- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52
Causas da Evasão
Acredito que existem vários motivos que levam o educando a evadir-se da escola. Vejo que diante dos inúmeros "atrativos" que o educando encontra na sociedade como televisão,lan house(jogos), internet, a escola fica em segundo plano. Além disso o educando não encontra apoio na familia e nenhum incentivo para encontrar na escola um meio de mudança social. E em certas situações o ambiente escolar se torna um espaço obsoleto onde o educando também não encontra vez, e nem voz. Ou seja, é um conjunto de coisas ou motivos que se aglomeram e contribuem para a evasão escolar . Então não podemos somente culpar professores, a escola, a familia e sim encontrar alternativas e possibilidades para coibir esse "mal" que atinge todas as faixas etárias.
Faço parte da turma do ProFuncionario da tutora Gláucia.
Faço parte da turma do ProFuncionario da tutora Gláucia.
Maris- Convidado
Razões da Evasão Escolar
Eu penso que o principal motivo para o
abandono escolar hoje em dia é a falta de apoio e incentivo dos
familiares dos alunos, pois bem sabemos que os pais são os
responsáveis por manter de todas as formas necessárias uma criança,
inclusive fazer com que tenham acesso a educação. É fato que nas
famílias onde os pais possuem um grau mais elevado de estudo, a
tendência é que seus filhos também sigam o mesmo caminho, pois
talvez para esses pais é sabida a importância do estudo. Nas
famílias mais carentes ou em que os pais não possuem um grau tão
elevado de estudo é onde encontramos os maiores problemas em manter
a criança dentro da escola, pelo fato de que os pais não acham
relevante o estudo ou então porque precisam que seus filhos
trabalhem para auxiliar no orçamento financeiro da família. Contamos hoje com inúmeros programas
sociais tanto a nível federal ou estadual que auxiliam as
famílias que mantêm seus filhos na escola, e acho que esse já é
um ponto positivo para que cada vez mais consigamos combater a evasão
escolar, unindo esses programas com o trabalho desenvolvido dentro da
escola pelas equipes pedagógicas.
abandono escolar hoje em dia é a falta de apoio e incentivo dos
familiares dos alunos, pois bem sabemos que os pais são os
responsáveis por manter de todas as formas necessárias uma criança,
inclusive fazer com que tenham acesso a educação. É fato que nas
famílias onde os pais possuem um grau mais elevado de estudo, a
tendência é que seus filhos também sigam o mesmo caminho, pois
talvez para esses pais é sabida a importância do estudo. Nas
famílias mais carentes ou em que os pais não possuem um grau tão
elevado de estudo é onde encontramos os maiores problemas em manter
a criança dentro da escola, pelo fato de que os pais não acham
relevante o estudo ou então porque precisam que seus filhos
trabalhem para auxiliar no orçamento financeiro da família. Contamos hoje com inúmeros programas
sociais tanto a nível federal ou estadual que auxiliam as
famílias que mantêm seus filhos na escola, e acho que esse já é
um ponto positivo para que cada vez mais consigamos combater a evasão
escolar, unindo esses programas com o trabalho desenvolvido dentro da
escola pelas equipes pedagógicas.
Regiane- Convidado
Apoio ao combate
Olá, sou agente educacional II e faço parte da turma do Profuncionario em multimeios da professora Gláucia. Antes de assumir o concurso, eu era professora PSS, e agora estando do outro lado posso perceber a importancia deste trabalho pedagógico integrado, nos tempos atuais e em nossa região a cultura da educação é muito falha ainda, os pais não tem consciencia da importancia da formação de seus filhos, e colocam na escola a responsabilidade pela educação de seus filhos, no meu ponto de vista ainda há um grande trabalho a ser feito diretamente com s estes pais, para quie eles possam entender o valor do aprendizado para então repassar aos seus descendentes.
Abraços
Abraços
Denize D- Convidado
UMA ESCOLA DE QUALIDADE-UMA QUESTÃO DE GESTÃO.
Um dos grandes desafios da escola pública é acabar com a evasão, porém, as pesquisas apontam para jovens desmotivados e consequentemente despreparados para a vida, sabemos que os desafios são imensos e o que se discute é como tornar essa escola atrativa diante de tantos problemas sociais. Alguns estudiosos já encontraram respostas: para fazer com que a família perceba a sua importância na participação da vida escolar de seu filho; qualidade nas aulas usando as tecnologias que estão ao alcance de professores e alunos; equipe integrada e comprometida com a Proposta Pedagógica de sua escola = gestor escolar. Está na habilidade e competência dos gestores propor metas e desafios à sua equipe e comunidade escolar, e os resultados serão logo percebidos: uma escola pública de qualidade com excelência em educação.
IVANEIDE- Convidado
EDUCAÇÃO INTEGRAL UMA DAS SOLUÇÕES!?!!!
"A experiência de educação integral da rede
municipal de Apucarana, no Paraná, melhorou o rendimento dos alunos (...) reduziu a taxa de evasão a quase zero... " http://www.blogeducacao.org.br/experiencia-de-educacao-integral-melhora-nota-e-zera-evasao/
Observado a experiência do Município de Apucarana entende-se a importância da Educação Integral no combate a evasão escolar.
Vale ressaltar que Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná propicia as escolas da rede a oferta da Educação Integral através de Programas Próprios como Sala de Apoio a Aprendizagem, cursos nas áreas de Líguas Estrangeiras (Celem), Atividades de Complementação Curricular em Contraturno em diversas áreas como arte, tecnologias, esportes, etc.; também através de Programas do Governo Federal-Mec e parcerias firmadas com outras Instituições. Percebe-se que os alunos envolvidos nestas atividades tornam-se mais entusiasmados em estudar e ratramente abandonam a escola.
E este é o momento das escolas e colégios estarem solicitando estas atividades.
municipal de Apucarana, no Paraná, melhorou o rendimento dos alunos (...) reduziu a taxa de evasão a quase zero... " http://www.blogeducacao.org.br/experiencia-de-educacao-integral-melhora-nota-e-zera-evasao/
Observado a experiência do Município de Apucarana entende-se a importância da Educação Integral no combate a evasão escolar.
Vale ressaltar que Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná propicia as escolas da rede a oferta da Educação Integral através de Programas Próprios como Sala de Apoio a Aprendizagem, cursos nas áreas de Líguas Estrangeiras (Celem), Atividades de Complementação Curricular em Contraturno em diversas áreas como arte, tecnologias, esportes, etc.; também através de Programas do Governo Federal-Mec e parcerias firmadas com outras Instituições. Percebe-se que os alunos envolvidos nestas atividades tornam-se mais entusiasmados em estudar e ratramente abandonam a escola.
E este é o momento das escolas e colégios estarem solicitando estas atividades.
Egea- Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/03/2011
"As Vantagens de Permanecer na Escola"
No dia 14 de junho, nas dependências do SESI/SENAI de União da Vitória,
após um café da manhã, foram apresentados aos diretores dos 45 Colégios
Estaduais pertencentes ao NRE e às autoridades municipais, uma série de
projetos importantes que podem ser trabalhados nas escolas visando a
valorização do estudo e o combate à evasão escolar. Entre os projetos,
destaca-se de imediato, o trabalho apresentado pela coordenadora na
região dos Campos Gerais, cuja sede é Ponta Grossa, Siusi Martins, da
Junior Achievement Paraná.
O trabalho que será desenvolvido com 7 mil alunos das 8ª e 1ª séries,
tem como tema "As Vantagens de Permanecer na Escola". O gerente de
unidade SESI/SENAI, Ezimar Santos e sua equipe recebeu de braços
abertos e colocou as belissímas instalações da instituição à disposição
de todos. Estiveram presentes além do chefe do NRE, professor Jair
Brugnago e sua equipe, o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto
Jung (Juco), o Juiz da Infância e da Juventude Dr. Carlos Eduardo
Matiolli Kochany, o Promotor de Justiça Dr.Julio Ribeiro de Campos Neto
e todos os diretores das 45 Escolas do NRE.
após um café da manhã, foram apresentados aos diretores dos 45 Colégios
Estaduais pertencentes ao NRE e às autoridades municipais, uma série de
projetos importantes que podem ser trabalhados nas escolas visando a
valorização do estudo e o combate à evasão escolar. Entre os projetos,
destaca-se de imediato, o trabalho apresentado pela coordenadora na
região dos Campos Gerais, cuja sede é Ponta Grossa, Siusi Martins, da
Junior Achievement Paraná.
O trabalho que será desenvolvido com 7 mil alunos das 8ª e 1ª séries,
tem como tema "As Vantagens de Permanecer na Escola". O gerente de
unidade SESI/SENAI, Ezimar Santos e sua equipe recebeu de braços
abertos e colocou as belissímas instalações da instituição à disposição
de todos. Estiveram presentes além do chefe do NRE, professor Jair
Brugnago e sua equipe, o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto
Jung (Juco), o Juiz da Infância e da Juventude Dr. Carlos Eduardo
Matiolli Kochany, o Promotor de Justiça Dr.Julio Ribeiro de Campos Neto
e todos os diretores das 45 Escolas do NRE.
Maíra M. P. L. Solarevicz- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52
Parabenizo
Quero parabenizar e agradecer em nome da Equipe de Combate à Evasão do NRE à Tutora do ProFuncionário Gláucia pela motivação que deu a seus cursistas, e a todos os educadores que participaram e ainda participarão deste espaço, enriquecendo este Fórum com suas valorosas contribuições. Sabemos da importância de cada um de vocês dentro do espaço escolar e contamos muito com seu apoio não somente nesta discussão sobre a evasão escolar, mas no dia a dia da escola, onde a participação de vocês é essencial. Um abraço a todos.
Equipe de Combate à Evasão Escolar - NRE
Equipe de Combate à Evasão Escolar - NRE
Maíra M. P. L. Solarevicz- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52
Ações que resultaram do Manifesto em Prol do Combate à Evasão Escolar
Muitas atividades foram desenvolvidas neste primeiro semestre após o Manifesto em Prol do Combate à Evasão Escolar:
- Visitas a algumas escolas para orientação;
- Encaminhamento do Termo de Compromisso para ser assinado pelos pais ou responsáveis;
-Parceria com o SESI – na implantação do Junior Achtivment para estimular os alunos a assumirem a autoria de sua escolaridade e realização pessoal e profissional.
- Parceria com a Uniuv para oferecer aulas de informática básica a alunos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social;
- Parceria com o Rotary Club União da Vitória para oferecer perspectivas de transformação social através de mudanças no ambiente familiar e escolar.
- Parceria com o Sebrae para oferecer Tele salas com o curso “Aprender a Empreender” para todos os Colégios que demonstraram interesse em participar.
- Reunião do Chefe do NRE prof. Jair com o promotor Dr. Júlio os Conselheiros Tutelares, Secretários Municipais, representantes da Assistência Social, CRAS, CREAS para discutirem quais o encaminhamentos serão dados em casos de alunos que não retornarem a escola, ou retornarem e por motivos sociais, psicológicos ou de saúde, não conseguirem adaptar-se a este espaço.
Ou seja, TODOS ESTÃO FAZENDO A SUA LIÇÃO.
- Visitas a algumas escolas para orientação;
- Encaminhamento do Termo de Compromisso para ser assinado pelos pais ou responsáveis;
-Parceria com o SESI – na implantação do Junior Achtivment para estimular os alunos a assumirem a autoria de sua escolaridade e realização pessoal e profissional.
- Parceria com a Uniuv para oferecer aulas de informática básica a alunos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social;
- Parceria com o Rotary Club União da Vitória para oferecer perspectivas de transformação social através de mudanças no ambiente familiar e escolar.
- Parceria com o Sebrae para oferecer Tele salas com o curso “Aprender a Empreender” para todos os Colégios que demonstraram interesse em participar.
- Reunião do Chefe do NRE prof. Jair com o promotor Dr. Júlio os Conselheiros Tutelares, Secretários Municipais, representantes da Assistência Social, CRAS, CREAS para discutirem quais o encaminhamentos serão dados em casos de alunos que não retornarem a escola, ou retornarem e por motivos sociais, psicológicos ou de saúde, não conseguirem adaptar-se a este espaço.
Ou seja, TODOS ESTÃO FAZENDO A SUA LIÇÃO.
Maíra M. P. L. Solarevicz- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52
Parceria do NRE com SESI/SENAI
Quero destacar aqui, uma das várias parcerias firmadas entre NRE de União da Vitória e diversas instituições. As parcerias são resultado do Manifesto em prol da Educação, liderado pelo ministério público, no início do ano, no Cine Teatro Luz. A parceria que destaco é a realizada entre NRE e SESI/SENAI. Através dela, todos os alunos das 8ª e 1ª séries dos 9 municípios pertencentes à área de atuação de nosso NRE. São em torno de 7 mil alunos que receberão apostilas sobre a importância de permanecer na escola e planejar seus futuros. É fundamental que busquemos meios para incentivarmos nossos estudantes. Este fórum também é muito importante para mantermos acesa a chama desse ideal que é combatermos a evasão escolar.
Adilson- Convidado
Uma das sugestões da UFMT
1- De caráter preventivo,tem por objetivo trabalhar com as crianças que estão em sala de aula apresentando-lhes a importância da formação escolar em sua vida e incentivando-as a participarem das atividades escolares. Paralelamente a estas atividades,a escola poderia buscar a participação da família no processo de formação de seus filhos e construir um espaço de discussão para que tanto a escola quanto a família,discutam e tomem decisões articulando-as com outras instâncias representativas da criança na sociedade. A escola poderia ainda discutir a relação professor-aluno entendendo que essa relação transcende o espaço da sala de aula,uma vez que a formação educacional abrange a vida social,econômica,política e cultural da criança.
Arsênio- Convidado
ESTUDO DO INSTITUTO VOTORANTIN.
A REVISTA EDUCAR PARA CRESCER REVELA DADOS SOBRE JOVENS QUE DESISTIRAM DE SEUS ESTUDOS E APONTA O SEGUINTE RESULTADO: UM JOVEM PÓS GRADUADO TEM 522% DE CHANCES A MAIS DE CONSEGUIR UM EMPREGO DO QUE AQUELES QUE ABANDONARAM SEUS ESTUDOS, OU SEJA: DEIXAR A ESCOLA É UM PÉSSIMO NEGÓCIO. Educar Para Crescer. Maio/2011.
O MESMO TEXTO APONTA PARA LEIS QUE ORGANIZAM O TRABALHO DE JOVENS ENTRE 14 E 24 ANOS É A LEI DO APRENDIZ:TODA EMPRESA DE MÉDIO E GRANDE PORTE DEVE TER NO MÍNIMO 5% E NO MÁXIMO 15% DE APRENDIZES, A JORNADA É DE SEIS HORAS DIÁRIAS, AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA LEI PODE SER ENCONTRADA NA DELEGACIA DO TRABALHO DE SUA CIDADE.
PRECISAMOS FAZER COM QUE NOSSOS JOVENS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA TRABALHO/ESCOLA/CIDADANIA.
O MESMO TEXTO APONTA PARA LEIS QUE ORGANIZAM O TRABALHO DE JOVENS ENTRE 14 E 24 ANOS É A LEI DO APRENDIZ:TODA EMPRESA DE MÉDIO E GRANDE PORTE DEVE TER NO MÍNIMO 5% E NO MÁXIMO 15% DE APRENDIZES, A JORNADA É DE SEIS HORAS DIÁRIAS, AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA LEI PODE SER ENCONTRADA NA DELEGACIA DO TRABALHO DE SUA CIDADE.
PRECISAMOS FAZER COM QUE NOSSOS JOVENS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA TRABALHO/ESCOLA/CIDADANIA.
IVANEIDE- Convidado
Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?
A evasão escolar é sem dúvida um dos maiores desafios do nosso país, buscar soluções vai além de identificar as causas e apontar culpados, exige-se uma reforma social e educacional. Precisamos pensar qual é o papel da escola na vida dos nossos jovens atualmente, estamos enquanto educadores preparados e comprometidos para enfrentar esse desafio? Estamos conseguindo fazer uma escola que seja atrente as nossas crianças? Estamos buscando a família para participar do processo educativo, ou os pais continuam a serem chamados na escola apenas quando o filho aprontou?E enquanto pais estamos sendo capazes de construir em nossos filhos a compreensão do valioso papel da educação em suas vidas? Estamos conseguindo olhar para cada criança que chega a escola como um sujeito em construção, com necessidades próprias, ou estamos vendo apenas como mais um no número de matriculas para garantir o porte da escola e dessa forma nosso emprego?É preciso pensar, comprometer -se a buscar a solução unir forças somente juntos família/escola/governo poderão enfrentar o problema.
Cláudia Scaratti
Aluna Profuncionário- turma de multimeios didáticos
Cláudia Scaratti
Aluna Profuncionário- turma de multimeios didáticos
Cláudia Scaratti- Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/05/2011
Trecho do Estudo sobre Evasão Escolar / UFMT
" ...Em relação à família,a atitude com a criança que evade consiste basicamente em conversar com os filhos sobre a importância dos estudos em suas vidas,pois acreditam que,através dos estudos,seus filhos terão um "futuro melhor". Este fato mostra que,embora a família conceba a escola como um espaço de ascensão social através do qual seus filhos possam "mudar suas vidas",ela não vai à escola saber porque seu filho a abandonou,como também,parece não tomar atitudes concretas que garantam o seu retorno à sala de aula." ..."Charlot em seu estudo nos bairros franceses observa que existe uma grande "confiança" na escola por parte das famílias,e por isso: " Elas nem vão ver os professores,porque dizem que os professores sabem melhor do que elas o que fazer. Isso é muito claro nas famílias de imigrantes. Mas,por outro lado,os professores pensam:esses pais não vêm falar com a gente. Eles não se interessam pela educação de seus filhos". Coincidentemente ou não,pais e professores,brasileiros e franceses,julgam e justificam o comportamento um do outro. ( trecho do estudo sobre evasão escolar UFMT/Autor:Lucileide D.Queiroz)
Garbin- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2011
A semente foi lançada!
Lendo a mensagem da Marieli percebemos o interesse pela questão e a busca das causas... e a família sempre está presente nos debates como fator que pode modificar esta questão! Com a participação dos diversos segmentos da escola opinando é que estamos construindo uma base sólida e embasada para combatermos a evasão escolar.
Garbin- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2011
Evasão Escolar
A Evasão Escolar é algo que
realmente tem se tornado cada vez mais preocupante no Brasil. Uma pesquisa realizada
no ano de 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio
Teixeira) mostra que de 100 alunos que ingressam na 1ª série, apenas 05
concluem o ensino fundamental. As causas dessa evasão são as mais diversas. Em
visita a um colégio, percebi que as principais causas são o trabalho e o
serviço militar, porém de acordo com as pesquisas realizadas acerca do tema dentre
as principais causas apontadas pelos pais de alunos, destacam-se a distância da
escola e a falta de transporte adequado, ou de um adulto que possa acompanhar a
criança até a escola e também dificuldades físicas. Estudiosos afirmam que as
causas podem ir das condições socioeconômicas e culturais dos alunos, a falta
de incentivo e apoio por parte dos pais/responsáveis, até a baixa qualidade do
ensino ofertado, o despreparo dos professores, fatores que fazem com que não
seja despertado o interesse e a motivação dos alunos.
Dessa forma, algumas maneiras de intervir para que esse sério
problema seja ao menos amenizado seria o comprometimento dos profissionais da
educação, a fim de que façam da escola um local mais atrativo e interessante; a
participação de forma mais efetiva da família, para que o aluno se sinta
motivado e incentivado; a intervenção do poder público na solução dos problemas
de ordem comum, como a falta de estrutura e transporte, por exemplo.
Marieli G. Meira
Turma de Multimeios Didáticos
Curso ProFuncionário
realmente tem se tornado cada vez mais preocupante no Brasil. Uma pesquisa realizada
no ano de 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio
Teixeira) mostra que de 100 alunos que ingressam na 1ª série, apenas 05
concluem o ensino fundamental. As causas dessa evasão são as mais diversas. Em
visita a um colégio, percebi que as principais causas são o trabalho e o
serviço militar, porém de acordo com as pesquisas realizadas acerca do tema dentre
as principais causas apontadas pelos pais de alunos, destacam-se a distância da
escola e a falta de transporte adequado, ou de um adulto que possa acompanhar a
criança até a escola e também dificuldades físicas. Estudiosos afirmam que as
causas podem ir das condições socioeconômicas e culturais dos alunos, a falta
de incentivo e apoio por parte dos pais/responsáveis, até a baixa qualidade do
ensino ofertado, o despreparo dos professores, fatores que fazem com que não
seja despertado o interesse e a motivação dos alunos.
Dessa forma, algumas maneiras de intervir para que esse sério
problema seja ao menos amenizado seria o comprometimento dos profissionais da
educação, a fim de que façam da escola um local mais atrativo e interessante; a
participação de forma mais efetiva da família, para que o aluno se sinta
motivado e incentivado; a intervenção do poder público na solução dos problemas
de ordem comum, como a falta de estrutura e transporte, por exemplo.
Marieli G. Meira
Turma de Multimeios Didáticos
Curso ProFuncionário
Marieli- Convidado
Evasão Escolar
As causas da evasão escolar são variadas. Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos – pedagógicos e a baixa qualidade do ensino das escolas podem ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar no Brasil.
Cleusa Mara Melo Teixera
Aluna do PróFuncionário/ Multimeios Didáticos
Cleusa Mara Melo Teixera
Aluna do PróFuncionário/ Multimeios Didáticos
Cleusa- Convidado
evasão escolar
Para falarmos sobre evasão escolar, não podemos ter uma visão linear e apontar apenas uma causa. A realidade é mais complexa e exige o reconhecimento dos múltiplos fatores que podem levar a essa situação, entre eles as dificuldades econômicas e estruturais em que vivem as famílias de nossos estudantes, o envolvimento dos alunos e da família com drogas, a discriminação de gênero, raça, religião ou necessidades especiais. Apontar as causas também é insuficiente para combatermos essa realidade; temos que discutir na escola temas que costumeiramente são deixados de lado como a homossexualidade e a questão racial, pois os “diferentes” são discriminados. A filósofa Hannah Arendt diz que a educação está em busca do aluno ideal, daquele que se enquadra em determinados parâmetros e que aqueles que se apresentam diferentes devem se igualar ou serão eliminados do sistema. Segundo Bittencourt (in Gallo e Souza, 2004, p. 7), “...ao modo civilizado da Escola vai medindo e normalizando os que conseguem permanecer e dispensa os outros. Essa herdeira do tecnicismo e do taylorismo, joias preciosas criadas pelo capitalismo, não consegue esconder suas origens, mesmo tendo sido desenvolvida pela Escola, instituição símbolo da sociedade republicana. Ela tem o mérito de excluir, responsabilizando o próprio excluído que passa a colecionar classificações e busca cumprir o modelo, para quem sabe um dia deixar de ser o outro”. Os grandes avanços alcançados na última década são a mostra que a Educação pode, sim, assumir a visão do oprimido, emancipar e construir a autonomia de nossos/as alunos/as, garantir o direito de aprender. Esta aprendizagem é função do coletivo escolar, apoiado pelas diversas áreas do poder público como saúde, assistência social e serviços de proteção.
Fernando J. de Mattos
Aluno Profuncionário - Multimeios Didáticos
Fernando J. de Mattos
Aluno Profuncionário - Multimeios Didáticos
Fernando- Convidado
Vale a pena refletir
Muitos fatores são determinantes para que ocorra à evasão escolar, penso que entre eles estão: A escola não atrativa, autoritária, professores despreparados, ausência de motivação, etc. O Aluno muitas vezesdesinteressado, não vendo perspectiva para o futuro, indisciplinado, como problema de saúde, gravidez, etc. Pai só pai, epai responsável, e o desinteresses em relação ao destino dos filhos etc. Na área Social o trabalho como incompatibilidade de horário para os estudos, agressão entre alunos, violência em relação a grupos, etc.
Diante desse quadro constata-se que a educação não é um direito cuja responsabilidade é imposta exclusivamente a um determinado órgão ou instituição. Na verdade é um direito que tem seu fundamento na ação do Estado e do Município, mas que é compartilhada por todos ou, seja, pela família, comunidade e sociedade em geral, estes parceiros devem garantir de forma direta ou indireta, a qualidade da educação.
Entretanto faz se necessário pensar, uma vez evadidos da escola para onde vão esses alunos, quem são e quais são os papéis dos autores integrantes desse processo educacional. A evasão escolar faz parte do contexto social e, como tal, sugere reflexão e é isso que estamos fazendo agora.
Neide Cristiane Kochmann Rodrigues
Aluna do PróFuncionário/ Multimeios Didáticos
Diante desse quadro constata-se que a educação não é um direito cuja responsabilidade é imposta exclusivamente a um determinado órgão ou instituição. Na verdade é um direito que tem seu fundamento na ação do Estado e do Município, mas que é compartilhada por todos ou, seja, pela família, comunidade e sociedade em geral, estes parceiros devem garantir de forma direta ou indireta, a qualidade da educação.
Entretanto faz se necessário pensar, uma vez evadidos da escola para onde vão esses alunos, quem são e quais são os papéis dos autores integrantes desse processo educacional. A evasão escolar faz parte do contexto social e, como tal, sugere reflexão e é isso que estamos fazendo agora.
Neide Cristiane Kochmann Rodrigues
Aluna do PróFuncionário/ Multimeios Didáticos
Neide- Convidado
Evasão escolar
Vários são os fatores pra que isso ocorra e os principais segundo pesquisas com pais de alunos são pelo fato da escola ser distante de casa, pela falta de transporte escolar, por não ter um adulto
que leve até a escola e principalmente a falta de interesse, e para que essa falta de interesse tanto por parte dos alunos quanto pelos pais acabe, a própria escola pode criar situações que tornem essas pessoas mais ativas dentro da comunidade escolar, trazendo de volta esses alunos para o interior das salas de aula, concientizando assim os pais da importancia de uma educação de qualidade e ininterrupta para seus filhos, e nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos
dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola.
MAICON SULYVAN
ALUNO DA TURMA DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS/PRÓFUNCIONÁRIO/PROFESSORA GLÁUCIA.
que leve até a escola e principalmente a falta de interesse, e para que essa falta de interesse tanto por parte dos alunos quanto pelos pais acabe, a própria escola pode criar situações que tornem essas pessoas mais ativas dentro da comunidade escolar, trazendo de volta esses alunos para o interior das salas de aula, concientizando assim os pais da importancia de uma educação de qualidade e ininterrupta para seus filhos, e nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos
dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola.
MAICON SULYVAN
ALUNO DA TURMA DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS/PRÓFUNCIONÁRIO/PROFESSORA GLÁUCIA.
Maicon S- Convidado
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