Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por NRE - Combate à Evasão em Qui Mar 10, 2011 3:35 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Por favor cite suas opiniões justificando-as.
avatar
NRE - Combate à Evasão
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/03/2011

Ver perfil do usuário http://combataevasaoescolar.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo


Gostar da Escola

Mensagem por Wilson em Seg Abr 04, 2011 11:44 am

Vou descrever em poucas palavras uma cadeia de pensamentos que sempre toma conta das minhas reflexões quando o tema é Evasão Escolar. Quando converso informalmente com jovens sobre o que gostam na escola, percebo que a maioria se refere ao ambiente social, e destaca que são os colegas e amigos que fazem o ambiente escolar ser válido. Raros são os que citam inicialmente matérias, conteúdos, professores ou atividades propostas no período escolar. Como adulto que passou pela escola, lembro bem que todo anúncio  de que "não vai ter aula" é comemorado...
Na continuidade dessas "imagens mentais", depois de explorar razões e especular sobre os motivos, me aparece a esperança e uma mania insistente de sonhar que um dia, nós professores, conseguiremos uma audiência que nos traga a plena satisfação de que estamos no caminho certo. Wilson Winter

Wilson
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Acabar com a Evasão Escolar - A Hora é Agora!

Mensagem por Lisa em Dom Abr 03, 2011 2:09 pm

 cheers Acabar com a Evasão Escolar - A Hora é Agora!  drunken 
 
  Considero que o principal objetivo desse manifesto não é verificar de quem é a culpa da evasão escolar e sim unirmos forças entre Escola, Família, Estado e Comunidade e juntamente buscar meios para que ela diminua cada vez mais e talvez chegar ao ponto principal que é acabar totalmente com a evasão.
  Como educadora e mãe vejo que nossa vida é feita de fases e a principal delas é a Fase escolar e nenhum ser humano independente de cor, raça ou condição social deve deixar de usufruir dela. Acho que jogar a culpa em alguém é muito fácil, mas que não será uma forma de ajudar com esta Campanha, prefiro agir como uma multiplicadora das ações a serem relizadas para que consigamos alcançar os objetivos propostos para que nossos alunos realmente estejam na escola e tenha uma educação de qualidade.
 Acabar com a evasão escolar não é uma taerfa fácil, porém é possível desde que o suporte seja dado e principalmente utilizado, pois considero fundamental o estímulo para a obtenção do sucesso escolar, e que o hábito de estudo pode ser resgatado, mas para isso devemos falar a mesma língua, valorizar os progressos e trazer a família para a escola, mas não apenas para escutar críticas e reclamações, mas também para fazer ela entender que ela também faz parte desta luta. Deixo uma mensagem que gosto muito para nossa reflexão.
 " Pais e professores vibram com os filhos e alunos que atingem os primeiros lugares, mas o amor inteligente exige que nos coloquemos ao ldo daqueles que nunca saíram das últimas fileiras. aqueles que aplaudem apenas os que têm os melhores desempenhos não sabem que educar é investir em especial naqueles que muiotas vezes nos decepcionam!" 
                                                                                            Augusto Cury
  Então, deixo minha opinião e a minha vontade de auxiliar para que este Manifesto seja algo positivo, mas também a clareza que devemos aumentar a nossa capacidade de flexibilidade, buscando cada vez mais nosso aperfeiçoamento e o auxílio necessário para a conquista dos nossos objetivos.
 
          Sei que o Paraná é capaz, desde que nossas ações não fiquem apenas no papel!
                                                             lol!   Profª Lisângela F. Bueno
                                                        Escola Estadual Profª Orlanda D. Santos - São Mateus do Sul, PR

Lisa
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Mensagem por Egea Viv em Sex Abr 01, 2011 2:16 pm

Gostaria de relembrar que a educação não acontece somente na escola. Que ela é dever da família e do Estado, ou seja, a educação formal acontece na escola e a informal na família, porém a aprendizagem do ser humano é contínua e constante, acontecendo em diferentes lugares. Vale ressaltar que a educação é compromisso de todos; da escola, da família, das diferentes instituições sociais. Pois, são estas instituições que dão o direcionamento na formação integral do ser humano, tanto no aprendizado do conhecimento, quanto no aprendizado de valores que contribuem para a formação do caráter.
O problema da evasão escolar sobre esta perspectiva também torna-se um problema de todos, a resolução do mesmo se torna mais fácil e rápida com o empenho de todas essas instituições (família, escola, igrejas, conselhos tutelares...)

Egea Viv
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por Maíra M. P. L. Solarevicz em Qui Mar 31, 2011 9:12 pm

Basketball Estas foram as participações de alguns alunos do Curso Normal de Formação de Docentes do Colégio Estadual Santa Bárbara em Bituruna. e você? o que pensa sobre a Evasão Escolar?

Maíra M. P. L. Solarevicz

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 46

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por D e N em Qui Mar 31, 2011 3:20 pm

   Concordamos que os pais são responsáveis pela EDUCAÇÃO dos seus filhos,mas se houver um pouco mais de interesse dos professores,em serem EDUCADORES e não apenas MEROS PROFESSORES os alunos se interessarão em estudar e não sairão do Colégio.
   E com a ajuda da equipe pedagógica e da direção do estabelecimento,realizando novos projetos DIFERENCIADOS os alunos irão se interessar mais nos estudos e não apenas em "FARRA".
  Naiara     e     Douglas.
Colégio Estadual Santa Bárbara... Suspect  What a Face    study

D e N
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Monotomia

Mensagem por Clau em Qui Mar 31, 2011 3:18 pm

Muitas vezes os alunos deixam de ir a escola porque não encontram nos conteúdos repassados pelos professores um objetivo, o porque de estudar aquilo, em outros casos os professores apenas trazem textos e deixam apenas na leitura eles não inovam sua metodologia.Também porque eles veem que não se identificam com a escolas evadindo-se dela, mas são obrigados a voltarem depois de um tempo, onde são colocados junto com alunos que estão na faixa etaria "certa" para aquela determinado série, fugindo da realidade deles.

Clau
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

CESB

Mensagem por Laíza em Qui Mar 31, 2011 3:18 pm

Acredito que a escola deve ser um ambiente agradável ao aluno, já que os alunos evasivos são aqueles que tem uma situação difícil em casa, chegando na escola ele se depara com algo completamente diferente do que ele espera, alunos violentos( que certamente passam pelos mesmos problemas que ele). Penso que cabe ao professor dar essa assistência ao aluno, ser sua fortaleza, mas o professores são tão ocupados com o cumprimento da grade curricular e com o tempo que ainda os resta para cumpri-lo(não que seja culpa do professor), que não os sobra tempo de perguntar sobre a vida particular dos seus vinte e poucos alunos, sem contar que o professor também tem seus problemas. Mas ainda insisto, que é o professor que deve fazer tudo acontecer até mesmo pelo fato de que o professor tem muito mais maturidade que o aluno. Não é fácil (admito que não), entretanto, ser educador não é a coisa mais fácil do mundo, mas sem dúvida é gratificante. cheers cheers cheers

Laíza
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

cesb

Mensagem por natali em Qui Mar 31, 2011 3:14 pm

Creio que o maior motivo da evasão escolar e a falta de incentivo ou falta de criatividade quanto aos conteúdos trabalhados muitas vezes monótonas, massantes e cansativas tirando assim o interesse dos alunos pra retornarem a escola, creio que alguns professores deveriam passar por testes ou que pelo menos já que estão na educação aproveitassem os cursos preparatórios para colocar na prática o que e somente é passado na teoria, pois estáo trabalhando com seres humanos.
Penso que assim os alunos se interessariam pela escola diminuindo o indíce de evasão, pois em muitos casos eles trabalham ou moram longe chegam cansados e quando chegam a escola nao sentem-se atraídos tanto pelas aulas quanto pelo cansaço. Crying or Very sad

natali
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Que ponto pode ser bom ou ruim

Mensagem por caroline em Qui Mar 31, 2011 3:11 pm

;A evasão escolar é complicado falar, pois muitas vezes não tem o incentivo dos pais ou pelo fato das diferentes classes sociais (imaginamos, mas não sabemos ou nunca passamos por essa situaçao). Na escola o aluno sente-se preso, sozinho sem ter a quem recorrer, por isso muitas vezes acontece o inesperado, cabe ao professor dar assistê ncia ao aluno.Já pensei varias vezes em desistir por causa dos metodos pedagógicos de alguns professores (a falta de interesses, materiais, coteúdo, como formação de docentes há essa defasagem por parte dos professores), também é cansativo (já diz o ditado: se fosse bom todos o fariam sem reclamação). Desisti da ideia não iria dar esse gosto aos professores.




COLÉGIO ESTADUAL SANTA BÁRBARA cheers

caroline
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Evasão Escolar: quais os possíveis motivos?

Mensagem por Jaque em Qui Mar 31, 2011 3:10 pm

  A evasão escolar ocorre muitas vezes pela falta de incentivo dos pais e também da própria escola. O que o aluno não encontra de interessante na escola, procura fora dela. As aulas se tornam maçantes para os alunos pois alguns professores vivem na mesma monotomia de conteúdos e métodos, não inovam o modo de transmitir seus conhecimentos. De outro lado os pais também não dão o apoio necessário a seus filhos, não mostram as vantagens que a educação pode trazer para sua vida pessoal e profissional.                                                           O que deveria ser feito era mudar a metodologia de alguns professores sem fugir, é claro, do conteúdo. Enquanto isso não ocorre, o jeito é fazer pequenas mobilizações na sociedade mostrando as vantagens de se frequentar a escola, e esperar pelo resultado! 

(COLÉGIO ESTADUAL SANTA BÁRBARA - BITURUNA)

Jaque
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

EVASÂO ESCOLAR CESB BITURUNA/ PR

Mensagem por janaina em Qui Mar 31, 2011 3:07 pm

Na minha opinão a evasão escolar não é só culpa do aluno, precisa também ter muito incentivo dos pais pois são eles que precisam estar presente na vida escolar de seus filhos, incentivando a ir cada vez mais longe na sua carreira profissonal. Mais também precisam mudar o método de ensino para as aulas não se tornarem monótonas, fazendo assim que os alunos se interessem mais pelas aulas. Precisamos também estar por dentro da realidade desses alunos para saber qual o real motivos de seu desinteresse.

janaina
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

quantos alunos ainda vamos perder?

Mensagem por Natali em Qui Mar 31, 2011 3:07 pm

  Penso que a culpa é do sistema que faz os alunos aprenderem o que está fora da realidade deles, diminuindo a vontade de aprender. tambem é a obrigação q a escola passa pra eles. os alunos vão procurar algo que lhes interessem fora da escola.não adianta segurar o aluno quando ele não consegue tirar nada com o q está sendo passado a ele. Os professores devem modificar sua metodologia de um modo que estimule a vontade pelo que se está aprendendo.A família tambem deve dar apoio ao aluno porque se em casa o aluno não é estimulado, na escola que ele não vai querer nem saber de estudar.
                         enquanto niguém muda, o jeito é esperar acontecer. tongue

Natali
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Evasão escolar-CESBBITURUNAPR

Mensagem por Cris em Qui Mar 31, 2011 3:06 pm

O QUE CAUSA A EVASÃO ESCOLAR É A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELA AULA OU PELO LUGAR ONDE ESTUDA. O PROFESSOR DEVE INCENTIVAR O ALUNO. E OS PAIS TAMBÉM DEVEM FAZER A SUA PARTE POIS TODOS PRECISAM DO ESTUDO. MUITOS REPROVAM E TAMBÉM DESISTEM DE IR PARA A AULA. OUTRO MOTIVO É QUE A SITUAÇÃO EM CASA NÃO É MUITO BOA MUITOS PROBLEMAS COM A FAMILIA. O BULLYNG TAMBÉM É OUTRO MOTIVO, POIS OS ALUNOS FICAM COM MEDO DE ESTUDAR, E DE IR PARA A AULA. PORTANTO NÃO DEVEMOS COLOCAR A CULPA EM UMA SÓ CAUSA POIS SÃO MUITAS .

Cris
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

autoridade

Mensagem por Jean em Qui Mar 31, 2011 3:05 pm

Ainda podemos em alguns casos e alguns professores não estarem se aperfeiçoando em sua área de trabalho, estando ainda no método da escola tradicional, onde o prof é a autoridade e o aluno que se dane.

Jean
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por Edicleia em Qui Mar 31, 2011 3:02 pm

Hoje em dia os alunos,e pais não se importam com a educação, "acham" que não é importante estudar.
As famílias não se organizam,deixando os filhos abandonarem os estudos, os próprios pais não vão atrás para saber se os filhos estão tentando aprender, se eles estiveram na aula,ou se tiraram notas altas.
Talvez as aulas poderíam ser mais estimulantes, mais chamativas e que fizessem os alunos se interessar mais.
Colégio Estadual Santa Bárbara- Bituruna. lol! 

Edicleia
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Evasão Escolar

Mensagem por Cléia em Qui Mar 31, 2011 2:56 pm

Tenho como consideração o fato de que um dos motivos da evasão escolar se daria pela falta de acompanhamento dos familiares, na maioria das vezes isso acontece com famílias desestruturadas aquelas onde os pais sao muitas vezes de classe baixa e analfabetos, e onde não há o interesse ou acompanhamento dos pais em reuniões que a instituiçao de ensino oferece, deixando assim seus filhos fazerem o que bem querem. What a Face

Cléia
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por D e N em Qui Mar 31, 2011 2:55 pm

   Nós os alunos  do Colégio Estadual Santa Bárbara,apoiamos este projeto,acreditamos que com o mesmo os alunos possam voltar a frequentar o Colégio.Mas ainda não temos pleno conhecimento interno sobre esse assunto. What a Face 

D e N
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Desinteresse Escolar

Mensagem por Gislaine em Qui Mar 31, 2011 2:49 pm

Bom, na minha opinião o motivo da evasão escolar se dá por conta de que os alunos não são interessados nas disciplinas escolares,o mundo fora das escolas é muito mais interessante do que aprender geografia, por exemplo.
Por conta disso os alunos preferem ficar nas ruas do que entrar nas salas de aula, e quando se dão por conta, já estão com a idade ultrapassada e não possuem mais chances de estudar, tentam fazer o EJA (educação para jovens e adultos), mais o trabalho,os filhos deixam o indíviduo sem tempo para estudar acarretando em pessoas sem estudo, sem garantia de emprego e vida melhor! tongue
Colégio Estadual Santa Bárbara- Bituruna.

Gislaine
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

evasao escolar

Mensagem por Adriano em Qui Mar 31, 2011 2:45 pm

Podemos considerar que talvez o maior motivo da evasao escolar  vem em consequencia da familia , familias desestruturadas "nao dao bola" para seus filhos, deixando de se envolver  com o cotidiano escolar, muitas vezes por falta de interreses, condições financeiras ou mesmo por serem pessoas ignorantes, nao sabendo da situaçao escolar de seus filhos e pupilos e deixando esses seres fazerem oque bem entendem.

Adriano
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

CONTROLE DA EVASÃO CEPAN - GENERAL CARNEIRO

Mensagem por KELY em Qui Mar 31, 2011 11:22 am

O trabalho de combate a evasão é complexo, em nosso estabelecimento de ensino os Líderes de turma tem uma papel crucial nessa luta. Ao serem eleitos pela turma, com a mediação da Direção, já assumem várias responsabilidades, entre elas fazer a chamada do FICA, organizamos livros de chamada por turma e, sempre na segunda aula um dos líderes (os quais dividem a tarefa) vai até a sala da equipe pedagógica pega o livro do FICA, e faz a chamada alguns fazem junto com o professor outros conseguem fazer discretamente apenas olhando e conferindo quem veio, são orientados a realizá-la com imparcialidade sem rasuras. Quando algum aluno falta a partir de três dias  consecutivos ou cinco alternados um dos líderes já procura  a Equipe ou Direção, para saber o que houve. A Equipe Pedagógica orienta sempre o preenchimento dos livros acompanhando-os periodicamente. Se os pais não tiverem entrado em contato com a escola a Equipe Pedagógica faz o contato. Os líderes registram no campo observações os alunos que estão em atestado e a data dos mesmos. Esse trabalho tem tornado possível uma ação mais efetiva na escola no combate a evasão, possuimos 32 turmas e sem nossos líderes de turma seria muito difícil realizar esse acompanhamento de forma eficaz.

KELY
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Resultados

Mensagem por Marisane em Qua Mar 30, 2011 10:43 pm

Em nossa escola Colégio Estadual São Cristóvão em União da Vitória, já estamos vendo os resultados do Fórum... dois alunos retornaram à escola e outros 23 alunos foram chamados através de documento criado para este fim pelo Dr. Júlio, acredito que no começo do ano é mais fácil de integrar o aluno que volta, deixar para outubro ou novembro, será muito tarde. A ajuda dos professores é de suma importância para detectar os casos de alunos evadidos logo no início do caso, nosso objetivo não é encontrar o culpado pela evasão... mas eliminar essa inimiga de nosso meio! Juntos conseguiremos melhores resultados. cheers

Marisane
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

controle de faltas

Mensagem por José em Qua Mar 30, 2011 8:45 pm

no meu colégio foi implantado um sistema de pastas de controle diário de faltas, todo dia o professor da primeira aula leva a pasta para a sala, depois da chamada a gente registra na pasta as faltas, assim a equipe pedagógica terá um controle mais rápido das faltas, eu gostei muito, vejo que se nós professores colaborarmos na sala e a equipe fizer sua parte depois, não haverá alunos fora da escola.   

José
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

parabenizo

Mensagem por Sandra em Qua Mar 30, 2011 8:40 pm

Gostaria de parabenizar o Prof. Jair e o Dr. Júlio por esta iniciativa, a evasão é um problema sério e está bem perto de nós, não dá para continuar fazendo de conta que não existe, mas as escolas sozinhas não davam conta de resolver. Acredito que, com o respaldo legal do judiciário e com o trabalho conjunto de todos conseguiremos reduzir muito o problema. Porquê será que ninguém pensou nisso antes? ou faltou coragem para agir? Question  Question  Question 

Sandra
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Evasão escolar

Mensagem por Jullie em Ter Mar 22, 2011 3:52 pm

Concordo com a carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Não há necessidade de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.

Jullie
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Essa lição é de todos!

Mensagem por Adilson em Seg Mar 21, 2011 11:45 pm

É importante considerarmos que todos devemos buscar soluções para que as crianças e os adolescentes queiram estar na Escola. Precisamos tornar o ambiente escolar agradável.Esse fórum é fundamental, pois é um novo passo rumo ao combate à evasao escolar. Participemos sempre.

Adilson
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais são as principais razões da Evasão Escolar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum