Fórum Permanente de Combate à Evasão Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evasão e Profuncionário

Ir para baixo

Evasão e Profuncionário Empty Re: Evasão e Profuncionário

Mensagem por Maíra M. P. L. Solarevicz Qui Abr 28, 2011 3:13 pm

Excelente sua participação cris, sem dúvida o exemplo de pais, responsáveis e sobretudo de professores é o principal estímulo para que os alunos valorizem a educação. Você deve ter muito orgulho de sua mãe e de si mesma e com certeza ambas fazem um ótimo trabalho em sua área de atuação. è uma missão difícil combater a evasão, mas sabermos que podemos contar com pessoas como vocês nos dá um novo ânimo.

Maíra M. P. L. Solarevicz

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/03/2011
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Evasão e Profuncionário Empty Evasão e Profuncionário

Mensagem por Cris Qua Abr 27, 2011 12:42 pm

Faço parte da turma do Profuncionário frequentando o curso técnico em Multimeios Didáticos e esta nota deixada é uma das atividades propostas pela minha professora/tutora.
Trabalho a mais de 10 anos na educação (desde 2004 pela SEED), fui professora PSS e agora sou Agente Educacional II concursada. Minha opinião sobre evasão escolar é baseada em todos esse anos observando os alunos e suas famílias. A minha grande pergunta, até hoje sem resposta, é: como estimular uma criança a frequentar a escola quando pai, mãe ou responsável não o fazem? Quando eu era criança, minha mãe me fazia ler livrinhos para ela, me cobrava a tabuada, olhava meus cadernos, me fazia estudar para as provas e sempre, sempre mesmo, estava presente às reuniões escolares. Detalhe: ela só tinha a quarta série (hoje está se formando no curso Profuncionário, técnico em Alimentação Escolar). E o que os pais(mães) de hojem em dia fazem para incentivar os alunos a estudar? Muito pouco ou nada. É frustrante ouvir responsáveis argumentarem que não podem com a vida do(a) filho(a), que ele(a) decidiu não querer mais ir para a escola porque não gosta de estudar, porque não quer estudar em determinada escola, e sim em outra, ou porque não ganhou de presente o tênis (ou camiseta, ou sei lá!) que tanto queria.
Nós, educadores, fazemos nossa parte, tentando suprir a deficiência de motivação pelo saber que tais alunos (as) (que não são a maioria, mas uma parcela significativa) tem, mas 50% daquilo que fazemos se perde a partir do momento que este(a) aluno(a) passa pelo portão da escola para a rua. A educação do Paraná é a melhor, em minha opinião, e posso dizer sem medo que nós, funcionários da educação do Paraná, fazemos todo o possível para diminuir o mal que é a evasão. Mas não fazemos milagres, não resolvemos os problemas sozinhos. O que falta, para mim, é um maior apoio e comprometimento da sociedade, para que realmente possamos obter o sucesso que almejamos.
 sunny

Cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos